Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Dicas dicas de como realmente memorizar as leis, normas e códigos de Direito

Publicado por Bizu do Direito
há 8 anos

Fala galera! Tudo certo?

Todo mundo fala que o curso de Direito é muito complexo: muitos livros para ler e livros extensos, muitas leis para decorar, com essas duas características alguns já ficam meio preguiçosos e desestimulados, não é verdade?

Mas você pensa que não é bem assim, que não passa de um certo exagero, e que isso não vai mudar sua ideia. Você presta os exames necessários para a admissão no curso e começam as aulas.

Você vai a biblioteca da faculdade na primeira semana de aula, dar uma boa olhada e vê que os livros são realmente extensos e não se tratava de um exagero. Mesmo assim você continua, firme e forte.

Passado alguns semestres, dependendo da grade curricular da sua faculdade ou universidade, você já começa a conhecer algumas leis, chegou a hora de comprar o Vade Mecum. Ao dar uma boa olhada no produto (rsrsrs…), você constata que realmente são muitas leis e como se não bastasse a quantidade elas são atualizadas com uma certa frequência.

Aí você pensa: ” meu Deus, é muita coisa pra decorar, e agora, quem poderá me ajudar?”.

Eis que nessas andanças pela internet, me deparo com essa dicas para facilitar a memorização das leis e também facilitar nossos estudos. Algumas de não tão fácil aplicação, outras já usadas por algumas pessoas.

Vamos a elas? Segue a matéria! Grande abraço!

Confira 10 excelentes dicas de como realmente memorizar as leis, normas e códigos de Direito

1) Faça seus próprios flash cards

Faça pequenos cartões em cartolina e escreva o que deseja memorizar em forma de perguntas. Escreva de um lado a pergunta e do outro lado a resposta. Inclusive, você pode aproveitar o tempo livre em consultórios, ou num engarrafamento para revisar os cartões.

2) Desenhe mapas mentais de qualidade

Para ajudar na fixação da informação, busque transformar a informação do texto em gráficos e mapas mentais, usando bastante cores e desenhos interessantes.

3) Conheça a técnica da memória fotográfica

O que diferencia uma pessoa com habilidade de memória fotográfica de outra que é incapaz de lembrar sequer a imagem do rosto de alguém que acabou de conhecer é simplesmente o tipo de conexão Olho-Mente que ambas possuem. Pessoas com memória fotográfica aprenderam a fortalecer o seu dom visual a tal ponto, que são capazes de enxergar uma imagem em suas mentes quase tão bem como fariam se estivessem observando a mesma imagem com seus olhos. São capazes, por exemplo, de olhar para a imagem de um quadro e descrever com precisão todos os elementos contidos na figura, incluindo suas cores, sombras e formas.

4) Crie filmes mentais

Ao invés de tentar decorar fatos históricos, visualize como se você tivesse voltado no tempo e estivesse vivenciando aquele fato histórico. Só que ao invés de visualizar o acontecimento da forma como ele realmente ocorreu, procure colocar emoção e movimento nas cenas, o cérebro que adora emoções fortes vai memorizar mais facilmente.

5) Escreva… Escreva até memorizar

Algumas pessoas memorizam melhor o que fazem do que o que veem ou ouvem e nesses casos escrever a informação várias vezes é uma boa dica. Você pode inclusive usar cores variadas para títulos e subtítulos. Pode usar letras grandes ou com destaque, etc.

6) Grave e ouça a informação que deseja memorizar

Para memorizar com facilidade, grave a informação em áudio, usando um mp3 player e ouça diversas vezes até que o conteúdo seja memorizado.

7) Faça a informação ser empolgante

Para memorizar um texto, procure recitá-lo com emoção, mudando o tom de voz, usando palavras engraçadas e etc. Você pode também ler sussurrando ou até mesmo gritando. Torne o texto engraçado ou aterrorizante. Seja criativo.

8) Memorize a informação cantando

Cante o texto a ser memorizado usando um ritmo de música conhecido, que você gosta bastante. Retire a letra original da música, substituindo pelo texto em questão. Usando esse método, você acaba memorizando a matéria com a mesma facilidade com a qual decora a letra de suas músicas prediletas.

9) Memorize e ensine o que aprendeu

Ensinar aquilo que você aprendeu é uma ótima forma de fixá-lo ainda mais na memória. Se você estuda com um grupo de colegas podem combinar de cada um estudar uma parte da matéria e dar ao resto do grupo uma aula sobre a parte da matéria estudada.

10) Música e teatro

Pesquisas comprovam que música e teatro aumentam a capacidade de concentração e geram ganhos tão significativos para a memória que você tem como extrapolar a melhora para outras áreas. Quem treina para tocar um instrumento parece ficar mais habilidoso em geometria e a compreender melhor um texto. Quem faz teatro, por fim, fica com a memória mais apurada, pelo hábito de decorar textos e interpretá-los no palco, e aumenta o nível de atenção – algo fundamental para aprender qualquer coisa.

Visite o site! http://bizudodireito.com.br/

Curte a página! http://facebook.com.br/bizudodireito

Fonte:comoaprenderestudar

  • Sobre o autorbizus, resumos e dicas
  • Publicações27
  • Seguidores470
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1514
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dicas-dicas-de-como-realmente-memorizar-as-leis-normas-e-codigos-de-direito/306251392

Informações relacionadas

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 5 anos

Marcação de Vade Mecum: Descubra o que pode e o que não pode na 2ª fase da OAB

Arthur Grimaldi, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

A Teoria da dupla imputação nos crimes ambientais

Beatriz  De Sá Cavalcante, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Memoriais

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Recurso de Apelação conforme o NCPC

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)